Entre os vinhos de maior requinte, estão, na sua absoluta maioria, os encorpados, que requerem uvas mais maturadas no pé. É do final de setembro ao começo de novembro que os viniviticultores vão para o campo fazer a colheita das uvas que garantirão a produção desses vinhos mais potentes, que agradam aos paladares mais apurados e exigentes.
A colheita ocorre quando a uva atinge bons níveis dos açúcares e ácidos para a elaboração de vinhos. É por esse motivo que, os produtores fazem um controle rígido das uvas, verificando os parâmetros periodicamente. O controle é essencial para o sucesso final da safra.
A vindima europeia
O outono europeu com dias frescos e ensolarados, é um belo convite para os viajantes usufruírem e desfrutarem da safra de vinhos de qualidade. A colheita da uva ocorre de agosto a outubro. Mas quando inicia-se o outono, a partir de 23 de setembro, até começo de outubro, que normalmente se colhem as uvas que são deixadas no pé para maturação natural máxima, a fim de produzir vinhos mais encorpados.
Confira os principais tipos de uvas e vinhos produzidos em alguns países da Europa:
Alemanha
A Alemanha tem como especialidade vinhos com uvas brancas. A casta Riesling é uma das mais conhecidas e importantes para a produção de vinhos brancos elegantes e complexos. Um vinho produzido com essa casta pode ser seco, levemente adocicado ou muito adocicado, conforme o seu estilo de fermentação.
Espanha
A Tempranillo é uma uva característica da Espanha. A fruta é adaptada a climas frios e solos rochosos e argilosos, ou seja, essa uva é bem versátil, podendo ser bem aproveitada em blends (misturas). Os vinhos com esse tipo de uva são encorpados e saborosos. Apresentam cor e aroma fortes, além de um marcante retrogosto.
França
A França é muito conhecida como a terra da Pinot Noir, uma das cepas mais delicadas e antigas do mundo. A cepa é um tronco da videira de onde brotam os rebentos. Os vinhos produzidos com Pinot Noir são leves, mas sem perder o marcante aroma e complexidade.
Itália
Sangiovese é a uva da Itália, uma das mais cultivadas por lá, em especial na Toscana. A Sangiovese é lembrada por ser a uva dos deliciosos vinhos Chianti Clássicos. Essa cepa tem tanta identificação com a região que não consegue ser bem produzida em outro lugar. Os vinhos produzidos com ela são de corpo médio, pouco ácidos e com a presença de taninos. Muito agradáveis ao paladar e elegantes, semelhante aos vinhos feitos com a Pinot Noir.
Portugal
As terras portuguesas são muito lembradas pela produção de vinhos. Os mais clássicos são feitos com as uvas Castelão e Touriga Nacional. A primeira, produz vinhos de sabor forte, porém frescos e ácidos. Enquanto que a segunda, é a responsável pelo mundialmente conhecido Vinho do Porto. Mais frutada e com taninos delicados.
Huuum! Depois deste post, a vontade de ir para Europa e provar um bom vinho só aumentou, não é mesmo?
Confira o portfólio de tours enófilos e enogastronômicos da Schultz Operadora:
- Self Drive – Dirigindo pelos Vinhedos de Portugal
- Região do Kruger e Vinhos
- Itália Romântica – Verona, Vinhos, Lago e Alpes
- Rota do Vinho – Bordeaux e Alsácia
- Experiências na França
- Israel Clássico – Premium
______________________________________
Sugestões de destinos na Europa para conhecer em setembro
Sugestões de destinos nas Américas para conhecer em setembro
Sugestões de destinos no Brasil para conhecer em setembro
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Envie-nos uma mensagem nos comentários.