Novas solicitações precisam informar telefones e redes sociais usadas nos últimos cinco anos
No início de junho, os brasileiros receberam a notícia de que novas regras passam a ser aplicadas na solicitação de vistos de turismo, estudo e trabalho para os Estados Unidos. A partir de agora, quem precisar emitir ou renovar o visto para o país, terá que informar os números de telefone, endereços de e-mail e redes sociais usadas nos últimos 05 anos. A medida faz parte de ações do governo americano para controle de segurança no país.
Ainda que já solicitassem as redes sociais para candidatos que demandavam investigação ou haviam estado em partes do mundo controladas por grupos considerados radicais, agora a medida é oficial e válida para qualquer modalidade de visto, com exceção de vistos diplomáticos e oficiais.
Entre as redes sociais, além das mais conhecidas como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LinkedIn, o formulário pede outras como Tumblr, Vine, Pinterest, Flickr, entre outras. Ao todo, são 20 opções de redes sociais listadas. Também há a opção de oferecer, de forma voluntária, informações sobre perfis em redes que não constam na lista. O candidato precisa informar tanto os nomes das contas ativas, como as que utilizou. Autoridades estimam que a medida afete cerca de 15 milhões de pessoas mundialmente.
De acordo com Adriana Santos, gerente da Schultz Vistos, a medida não é surpresa, e segue uma série de mudanças que vem ocorrendo desde 2017, após a última eleição. Naquele ano, o presidente mudou a idade mínima para isenção de entrevista, que passou de 66 para 80 anos e de menores 16 para menores até 13 anos. Já a renovação do visto vencido, com limite de 04 anos, caiu para 01 ano.
“Toda mudança requer adaptação e esclarecimento. Na consultoria ao cliente, procuramos destacar o passo a passo e orientar a melhor maneira de responder o formulário. Neste momento, trabalhamos no sentido de esclarecer o novo formato para que a novidade não pegue ninguém de surpresa”, diz Adriana.
Na Schultz Vistos, a recomendação é que as pessoas preencham os dados sem medo e que não tentem esconder nada. “Entendo as críticas em torno das mudanças, mas elas vão de encontro a agenda do atual governo. Por isso, para que não haja nenhum problema na imigração, recomendamos que o candidato não esconda informações. Afinal, com uma busca simples é possível encontra-las”, finaliza Adriana.
Cabe ressaltar que as mudanças não afetaram o tempo médio para emissão do documento, que após entrevista continua sendo de 10 a 12 dias. Em síntese, a Schultz Vistos aconselha que os candidatos se informem sobre as mudanças previamente e que procurem uma empresa especializada na consultoria para vistos que poderá fornecer todas as informações necessárias e auxiliar durante o processo de maneira segura.