No primeiro dia de evento, os participantes conheceram as novidades da Operadora, e as unidades de negócios
Vindos de todo o Brasil, 70 consolidadores comerciais, além de parceiros, fornecedores e a equipe corporativa da Schultz, reuniram-se no último domingo, 24, para o primeiro dia do 3º Encontro Comercial, que acontece no Bourbon Curitiba Hotel, na capital paranaense, e segue até segunda-feira (25).
A agenda iniciou com uma fala motivacional de Aroldo Schultz, diretor das empresas Schultz, que também apresentou um panorama geral da Operadora e sua filial, em Portugal. “É uma grande satisfação retornar a Curitiba e contar com o comprometimento dos profissionais em comparecer ao Encontro. Apresentamos expectativas de um mercado em transformação, além de novidades em relação a Schultz Portugal, – que hoje cresce no país lusitano, com destaque para os roteiros Small Groups -. Tenho orgulho em falar para o mercado que a Schultz é, hoje, o maior distribuidor de roteiros Small Groups por Portugal”.
Ana Maria Moreschi, Gerente de Produtos Internacionais, conversou com os participantes sobre os destinos que estão em alta, como destaque falou sobre roteiros pela Escandinávia, grande aposta de destino para o próximo ano. A terra dos vikings tem paisagens belíssimas e atrações como passeio aos fiordes, roteiros culturais e artísticos, ótima estrutura hoteleira e gastronômica. Entre as opções estão roteiros com aéreo incluso, a partir de São Paulo. Para os circuitos internacionais, a Schultz oferece às agências, sistema integrado para vendas on-line, com catálogo completo disponível no site da Schultz.
A agenda de Saulo Reis, Gerente de Produtos – Américas, apresentou a opção da criação de pacotes dinâmicos e simulou a composição de um roteiro personalizado para Mendoza– via site da Schultz – para os presentes. Na
Para as Américas, a Operadora oferece opções – incluindo pacotes dinâmicos -, circuitos, serviços e produtos on-line. Saulo Reis, Gerente de Produtos – Américas, fez uma demonstração de montagem de pacote dinâmico – via site da Schultz -, para Mendoza, na Argentina -, cidade que faz parte da rota mundial do vinho
Os Gerentes de Produtos Nacionais e Resorts, Woody Garcia e Denise Farjalla, comemoraram os resultados de vendas para o nacional. De janeiro a outubro deste ano, as vendas para o Brasil estão 20% acima do resultado de 2018. A perspectiva é continuar crescendo, com parcerias ainda mais consolidadas com fornecedores e destinos. Os executivos reforçaram as mudanças de perfil do viajante que vem sendo observado, que além das comodidades, buscam experiências locais. Para 2020, as apostas de destino são Alagoas, Pernambuco – onde ocorrerá a próxima Convenção Schultz -, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Jalapão (TO).
Para falar especificamente sobre grupos, Rodrigo Bonadio, Gestor de Grupos, relembrou o caminho da Schultz para tornar-se especialista na gestão da modalidade. Hoje, a empresa possui um departamento voltado unicamente para este tipo de viagem. Configuram grupos, viagens com 15 ou mais participantes, ou 10 ou mais apartamentos (para alguns destinos). O diferencial é a possibilidade em oferecer destinos e circuitos para nichos de viajantes, como religiosos, esportistas, gastronômicos ou executivos. A vantagem em viajar em grupo é o suporte no planejamento, acompanhamento e idioma, em viagens internacionais. Na Schultz, grupos representam um terço das vendas da Operadora.
Quem teve muitas novidades para contar foi Fabiano Simm, diretor de TI da TZ Systems – unidade de negócios da Schultz e especializada em tecnologia para agências. A empresa lançou seu novo site – com cases de sucesso e informações às agências -, e também apresentou o novo site P.O.T.A – www.pota.com.br -, em que traz planos e recursos em sistemas e soluções para agências.
O diferencial do novo site é trazer conteúdo de parceiros como a Agaxtur Viagens e Rodoviáriaonline. Outra novidade é o sistema de “Mensageria”, que será implantado até o começo de dezembro, e busca otimizar o contato entre as frentes da Operadora e parceiros, desde a controladoria, até o atendimento. Também foram apresentados o novo aplicativo da Vital Card, que passa a contar com todo o atendimento, sistema de reembolso e acesso a voucher, acionamento e atendimento pelo app.
Consolidadores comerciais, agora, tem um aplicativo apenas para eles, o TZ Comercial. Pelo aplicativo, é possível ter acesso a toda a carteira de agências cadastradas, objetivos e metas do ano, quadro de vendedores, orçamentos, status de venda, relato de visitas e interação com a Schultz. O aplicativo tem integração com produtos Schultz e planos Vital Card. Ambos aplicativos estão disponíveis para smartphones Android e iOS.
Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz, foi responsável por mostrar o cenário da Operadora em relação ao período de 2018/19 e a projeção para 2020/21. Em relação a 2018, a empresa teve um desempenho positivo de 6% em venda bruta. Para 2020, Rodrigo foi incisivo, é preciso crescer. A projeção para o próximo ano é baseada na agenda econômica atual, que traz previsão de 2% de crescimento do PIB anual.
Dessa forma, a empresa busca alcançar R$ 12 milhões ao mês em venda bruta, baseado no planejamento comercial e na qualidade de produtos que trabalha. Em 2019, os destinos nacionais mais vendidos foram Maceió (AL), impulsionado pela realização da Convenção, Bahia e Ceará. Entre os internacionais, estão Portugal, Itália e Espanha no top 3. No próximo ano, a aposta será em Natal (RN) – que já cresceu 56% em vendas neste ano -, Foz do Iguaçu (PR) – com aumento de 17% -, Jalapão (TO) e Pernambuco, destino da próxima Convenção.
A agenda de Schultz Vistos, apresentados por Adriana Santos, gerente do departamento de vistos, trouxe os principais países em número de solicitações atendidas. São eles Estados Unidos, Canadá, China, Taiwan, Japão, índia e Nova Zelândia. Entre os processos estão os mais convencionais – preenchimento de formulário, pagamento de taxa consular, agendamento e finalização do processo; e processos urgentes, como revalidação de visto para os Estados Unidos vencidos e menos de 01 ano, programa para menores de 14 anos, e programa para solicitantes a partir de 80 anos.
Fechando a agenda de conteúdo do primeiro dia, Rafael Turra, diretor da TZ Seguros, lançou o novo site da seguradora e abordou dois produtos que oferecem preços competitivos ao mercado. São eles, seguro empresarial e residencial. O primeiro garante coberturas relativas a incêndio, danos elétricos, morais, desmoronamentos, roubo, entre outros. Um diferencial são coberturas especiais para segmentos diversos, como bares, restaurantes, clínicas e academias, por exemplo. Já o seguro residencial tem na cobertura básica, danos de incêndio, explosão, fumaça ou queda de aeronaves. Como upgrade há responsabilidade civil família, uma garantia de reembolso em caso de danos materiais causados a outras pessoas ou empresas.
Ao final, os participantes seguiram para um jantar oferecido pela Schultz, no restaurante Velho Madalosso, tradicional na capital paranaense. Na segunda, 25, a programação foi pautada na apresentação de parceiros e fornecedores, bem como a realização de rodadas de negócios.
O 3º Encontro Comercial tem como patrocinadores a American Life, Europamundo Vacaciones, Air Europa, Exotic Tours and Travel, MME Hoteis, Jalapão 100 Limites. Além dos apoiadores Canadian Receptive Tours, Chirak Tour Operators, Mariles Gráfica e Editora, Tuicial Indústria Gráfica e Bourbon Hotels & Resorts. Em Curitiba, fazem parte da programação e apoiam o evento o Bar do Alemão, Restaurante Velho Madalosso e Universe Life Square.