Os acontecimentos das últimas semanas fizeram com que muitos dos nossos hábitos, atitudes e crenças precisassem ser repensados com urgência, sejam nas dinâmicas mais complexas do funcionamento da nossa Sociedade, seja nos pequenos gestos da nossa rotina. Passamos a lavar as mãos com muito mais frequência, criamos novas formas de interagir e cumprimentar as pessoas fora de casa e incluímos o uso de máscara no nosso dia a dia — hábito que certamente vai se tornar cada vez mais presente em todo o mundo daqui pra frente. E no momento atual, em que ainda vivemos a fase aguda de uma pandemia de proporções planetárias, essa passa a ser uma questão de segurança coletiva, mais do que uma decisão individual.
Assim, com base nas informações científicas mais recentes e nas recomendações de diversos órgãos públicos pelo Brasil e pelo mundo, a GOL Linhas Aéreas informa que, a partir do dia 10 de maio, passará a requerer o uso de máscaras por todos os clientes em todos os voos operados. A mesma medida já está válida para a totalidade dos colaboradores.
Ao longo desse período, a companhia usará todos os nossos canais de comunicação para orientar àqueles que têm voos marcados e compartilhará recomendações sobre a melhor forma de confeccionar máscaras caseiras não cirúrgicas.
Os levantamentos realizados pela empresa nos últimos dias mostram que mais de 95% das pessoas que embarcam nos aviões GOL já usam máscaras, o que demonstra que essa medida também se caracteriza pelo respeito e pela empatia, promovendo de forma enfática o princípio ético que sempre orientou a GOL: quando se trata de Segurança, o individual nunca se sobrepõe ao coletivo.
Veja as medidas que estão sendo adotadas pela GOL, incluindo o atendimento com foco em incentivar ao máximo o distanciamento social:
• Todas as aeronaves contam com filtro HEPA, um equipamento que elimina do ar 99,7% de quaisquer partículas nocivas à saúde como vírus e bactérias, produzindo a cada 4 minutos, em média, a circulação de um ar sempre mais puro a bordo;
• Implementação de um processo aprimorado de limpeza noturna com o uso de desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso intenso na cabine, incluindo a dos pilotos;
• Distribuição de luvas e máscaras de forma constante aos colaboradores, além de manter à disposição, nas aeronaves, álcool em gel para a tripulação e clientes;
• Orientação para que todos façam check-in pelo site ou aplicativo e, para evitar o toque na superfície da tela, a GOL desligou os totens de autoatendimento nos aeroportos — esses dispositivos agora têm QR Codes que direcionam o cliente diretamente para o APP;
• Os passageiros podem se dirigir diretamente ao portão de embarque, onde devem ficar atentos à distância de outras pessoas mesmo no momento de formar filas — as equipes estão atentas para incentivar essa atitude e informam a hora certa das pessoas se dirigirem ao portão;
• Fechamento das salas Vip dos aeroportos para evitar aglomerações e suspensão do serviço de cabine.
Com mais essa atitude, a GOL tem a certeza de que está contribuindo para que a sociedade brasileira promova um enfrentamento não somente eficaz, mas também alinhado com a maneira de ser “simples, humana e inteligente”, diante dos obstáculos que se impõe nesses tempos difíceis vividos por todo o mundo.
Os voos que estão em operação nesse momento da crise, resultante da Covid-19, alcançam todas as capitais do país e têm sido fundamentais para o deslocamento daqueles que estão na linha de frente, incluindo os profissionais de saúde, para os quais a companhia franqueou acesso gratuito às aeronaves GOL desde 23 de março.
Fonte: Newsletter GOL Linhas Aéreas Inteligentes