Número de viajantes que tem as festas juninas como motivação aumenta a cada ano o que revela oportunidades para agências de viagens e operadoras de turismo
O carnaval mal chega ao fim e as festas juninas já começam a pipocar na cabeça dos viajantes brasileiros. Afinal, quem resiste à degustação de pé de moleque, quentão e pamonha, tendo o forró ou quadrilhas juninas como trilha sonora? A tradição brasileira tem forte componente religioso e é comemorada no País inteiro, com destaque para os estados da região Nordeste que se consagraram nessas celebrações, transformando destinos em referências internacionais.
Em 2019 o Ministério do Turismo investiu R$ 4,2 milhões nos festejos de 13 municípios em seis estados, com mais de 400 encontros cadastrados no Calendário de Eventos do MTur. As festas mais expressivas – como Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) – chegam a movimentar cifras cima de R$ 500 milhões durante as comemorações que ultrapassam 50 dias de programação. Além disso, o nicho é responsável por gerar cerca de três mil empregos diretos e indiretos anualmente. “Depois do carnaval, as festas juninas são as principais representações da cultura popular brasileira, um produto turístico único, com forte potencial de despertar o interesse do viajante pelos destinos nacionais”, define Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo… Leia a matéria na íntegra no site Brasilturis.